O Centro Social dos Beneméritos da Póvoa de Rio de Moinhos foi durante muitos anos o sonho de todos os povoenses. É uma grandiosa Instituição, que muito dignifica e valoriza a freguesia da Póvoa de Rio de Moinhos e os seus idosos.
Este centro construído na quinta, legada a esta freguesia pelo Benemérito Padre António Campos e vem a dar continuidade ao apoio social para idosos por ele idealizados em 1943, que no seu testamento deixou instruções precisas para que à sua morte fosse instalado um Asilo na sua casa de residência sita nesta quinta.
Verificou-se depois no princípio dos anos 70 que este tipo de instituições não tinham sustentabilidade económica para a sua manutenção, pelo que, foi então construído com o apoio do benemérito Sr. António Jorge, o Centro Social e Paroquial Padre Campos, que iniciou funções em 1982, que por sua vez cedeu todas as suas valências bem como todo o seu património em 31 de Novembro de 2010, a este centro. Que deu com certeza início a uma nova era.
Com 1300m2 de área coberta, dispõe de 16 quartos, sendo que 2 são individuais, 1 triplo e 13 duplos, logo tem capacidade para 31 utentes em lar, 25 em centro de dia e apoio domiciliário de 12 utentes. Foram criadas todas as condições para ser um dos melhores centros do concelho, no apoio a idosos. O lema desta Instituição é a prestação de um serviço de qualidade aos utentes, porque não basta as excelentes instalações, mas um serviço de qualidade. Dispõe de médico semanalmente e de enfermeiros diariamente, além de fisioterapeuta, animadora socio cultural e de uma diretora técnica a tempo inteiro. Foram também criados postos de trabalho no apoio directo às três respostas sociais tendo actualmente uma equipa multidisciplinar.
A construção e o equipamento deste espaço tiveram um custo de cerca de 1 milhão e trezentos mil euros.